Sabe qual a temperatura ideal para refrigerar bebidas?

Ainda não sabe qual a temperatura ideal para refrigerar bebidas?

O Verão chegou e os dias quentes fazem-nos querer uma bebida bem fresca. Para tirar o melhor proveito, partilhamos consigo qual a temperatura ideal para refrigerar bebidas.

É muito simples: em primeiro lugar, o ideal é encontrar o equipamento de frio próprio para bebidas. Se ainda não tem o seu, a FRICON disponibiliza uma variada seleção:

  • Refrigerador Vertical VCV 2B;
  • Expositor Vertical DUO (Conservador e Refrigerador);
  • Refrigerador Horizontal THB 6R;
  • Refrigerador de Balcão CT 83, 4R, 5B e 8;
  • Cave de Vinhos.

Depois de encontrar o equipamento que corresponda às suas necessidades, apenas tem de saber qual a temperatura ideal para refrigerar bebidas:

Cervejas

O tipo de cerveja influencia a temperatura ideal para refrigerar bebidas.
As cervejas mais elaboradas, mais amargas e fortes, devem manter-se de 8 a 12ºC. Aquelas mais refrescantes mas ainda com algum teor complexo, podem ser refrigeradas até 5 a 7ºC. Por fim, aquelas mais leves e com máximo de 5,5% de teor alcoólico podem ser mantidas de 2 a 4ºC.
Deve colocá-las fora das caixas ou embalagens e mantê-las em pé para uma maior circulação do ar frio.

Além disso, é importante evitar ao máximo o possível congelamento da cerveja, pois isso pode afetar negativamente a sua qualidade e sabor. O congelamento pode provocar a expansão e danos na embalagem, portanto, se alguma cerveja congelar acidentalmente, o melhor é descongelá-la gradualmente no equipamento refrigerador, sem agitar, de forma a minimizar os danos.

Vinhos

Ao contrário da maioria das restantes bebidas, os devem ser armazenadas à temperatura ambiente média de 15ºC, sendo capaz de variar esta temperatura ideal para refrigerar bebidas:

  • Vinhos espumantes: geralmente são servidos entre 6°C e 10°C. Temperaturas mais baixas permitem realçar a frescura e a efervescência das borbulhas;
  • Vinhos brancos: a faixa de temperatura recomendada para vinhos brancos é de 8°C a 12°C. Temperaturas mais baixas exultam a acidez e a frescura, enquanto temperaturas mais altas podem destacar notas frutadas e aromáticas;
  • Vinhos rosés: a temperatura ideal para vinhos rosés varia de 8°C a 12°C. Temperaturas mais baixas evidenciam a frescura e os sabores frutados;
  • Vinhos tintos leves e jovens: recomenda-se servir esses vinhos entre 12°C e 16°C. Temperaturas mais baixas podem salientar a acidez e os taninos;
  • Vinhos tintos encorpados e envelhecidos: A faixa de temperatura recomendada para esta categoria de vinho tinto é de 16°C a 18°C. Temperaturas mais altas ajudam a soltar aromas complexos e a suavizar os taninos.

Importante notar que a refrigeração dos vinhos deve ser feita com as garrafas na horizontal, para que a rolha permaneça molhada, sem ressecar e sem fuga de oxigénio. Evite lugares húmidos, quentes e expostos ao sol.

Refrigerantes e Sumos

A temperatura ideal para refrigerar bebidas, como refrigerantes e sumos, encontra-se compreendida entre 4°C e 8°C. Assim, poderá manter as bebidas frescas sem as congelar nem alterar as suas propriedades, podendo esta temperatura variar dependendo da sua categoria.

Ainda, é de realçar que as preferências individuais podem variar em relação à temperatura de consumo de refrigerantes e sumos. Algumas pessoas podem preferir bebê-los a temperaturas mais frescas, enquanto outras podem preferir em temperaturas ligeiramente mais altas. Portanto, é importante ajustar a temperatura de acordo com seu gosto pessoal.

Dica: Não se esqueça de respeitar a capacidade de armazenamento de cada equipamento. Se excedermos a sua capacidade não haverá espaço suficiente para a devida circulação do ar, provocando um maior consumo energético e comprometendo a temperatura e refrigeração das bebidas.

NEWSLETTER
FRICON

Inscreva-se para receber todas as nossas novidades: produtos, eventos e novas aberturas em todo o mundo!