O exercício de caracterizar o que é a cultura de uma organização leva-nos a refletir sobre todas as suas dimensões e sobre a sua força determinante no sucesso de um negócio.
A Cultura FRICON surge com um carácter de grande complexidade e de história e dá os seus primeiros passos com o regresso do nosso fundador e da sua família a Vila de Conde. Trazidos pelos ventos quentes de Zimbabué, transportaram nas suas malas um forte rasgo de ambição e muito conhecimento técnico. O regresso a casa viria a tornar real o projeto empresarial que sonhavam e o nascer de uma nova família.
Os Pilares que Definem a Nossa Cultura

Uma distinta Gestão de Topo com uma personalidade bem própria, desenvolveu valores, o ambiente diferenciado, e crenças, que ainda hoje são pilares e traços característicos da nossa Organização, e que se evidenciam:
▪ na resiliência, que nunca nos permite baixar os braços aos desafios;
▪ na inovação, na procura de respostas e novas soluções;
▪ na flexibilidade, que nos permite adaptar aos desafios empresariais e sociais;
▪ na entrega de trabalho intensa, imersa em paixão, e com um compromisso incontestável para atingir objetivos;
▪ no otimismo realista, que nos faz querer sempre mais, com os pés bem assentes na terra das oportunidades:
▪ no cuidado, para com o produto que entregamos;
▪ na excelência da Equipa e do seu trabalho para o Cliente;
▪ na Comunidade que fazemos parte e que nos acolhe.
Esta é a Cultura FRICON. Uma visão de valores partilhados e nutridos pela Equipa que a constitui. Os colaboradores são assim partes integrantes e fundamentais na cocriação da nossa Cultura. E o nosso sucesso só é possível graças a esta dinâmica de vida que existe dentro da nossa Organização.
Equipa FRICON: A alma da Organização

E o que torna a nossa Equipa tão especial? Na FRICON comprometemo-nos a uma aprendizagem contínua para diariamente fazermos sempre melhor. Da Equipa nasce um elevado compromisso organizacional e social que, posto à prova nos momentos mais desafiantes, passa com distinção e hasteia orgulhosamente a bandeira FRICON.
A Cultura FRICON preserva assim a sua identidade porque é fomentada por todas que dela fazem parte e a sua vitalidade está diretamente dependente do investimento contínuo por parte dos acionistas na sua dimensão mais humana.
Neste contexto, e com base nas boas práticas do trabalho já desenvolvidas dentro e fora de portas da Organização, reescreveu-se a marca e surgiu a Política de Saúde e Bem-Estar FRICON (PSB FRICON).
Política de Saúde e Bem-Estar FRICON (PSB FRICON)

A PSB FRICON, com muito sentido de missão, procura anualmente cuidar da Cultura FRICON através dos seus 4 pilares:
1) A Saúde é prioritária – cuidamos da saúde física e mental das nossas Equipas e procuramos promover um ambiente de trabalho seguro.
2) O Suporte Familiar – criamos contextos de apoio para as diferentes fases de vida dos nossos colaboradores e incentivamos o equilíbrio entre a sua vida pessoal e familiar.
3) EcoFRICON – a promoção para a política ambiental da nossa marca e a responsabilidade para a inclusão social é um empreendimento partilhado e que nos envolve a todos.
4) A Cultura FRICON – é um espaço de todos para sermos ainda mais Equipa, celebrarmos juntos, e partilharmos momentos de genuína diversão.
Assim é a nossa a Cultura FRICON, uma árvore de histórias e de vida:
• com raízes na sua herança e um tronco forte de valores familiares
• ramos e folhas diversas de talento e com uma visão partilhada
• e um terreno que é pintado de muitas cores e momentos de partilha.
A Cultura FRICON é mais do que o reflexo da nossa história, é a força de trabalho que nos impulsiona a inovar, a crescer e a querer deixar a nossa marca por todo o mundo!