A preocupação social do nosso fundador em melhorar a vida dos seus conterrâneos, proporcionando-lhes boas condições de trabalho, foi desde o início um dos pilares fundamentais na construção da nossa Organização.
A consciência social da FRICON foi sendo desenvolvida e guiada pelas paixões pessoais do Sr. Artur Azevedo e pela sequência do trabalho realizado pela família até aos dias de hoje.
Os valores de filantropia existentes na nossa Empresa são, assim, um legado que, de geração em geração são alimentados e que vão deixando as suas marcas dentro e fora das paredes da empresa.
A par do propósito de cariz social que está na génese das iniciativas de responsabilidade social corporativa da empresa, existe a compreensão clara do valor acrescentado deste tipo de investimento. E é por isso que tornamos cada vez mais
incisivas as nossas políticas de sustentabilidade social. Temos certo que que estas são também ferramentas essenciais para acelerar o nosso crescimento e sucesso.
Mas, a pouco e pouco, um novo modelo de responsabilidade social irrompe na nossa Organização, resultante da vontade de maximizar estrategicamente o nosso impacto social e potenciar os resultados das nossas intervenções.
Este novo modelo, que consideramos como integrador, é determinado pelas sinergias criadas com os vários atores sociais existentes na nossa comunidade, nomeadamente:
- as instituições sociais, especialistas nas suas áreas de atuação, que nos ajudam a identificar as necessidades reais da sociedade e a definir prioridades, garantindo que os projetos são eficazes e relevantes;
- os parceiros privados, que funcionam como aliados no fornecimento de recursos e permitem potenciar os projetos e alavancar o seu impacto;
- os nossos colaboradores, que quando envolvidos, perpetuam a identidade da responsabilidade social da empresa e tornam-se eles próprios mais comprometidos com a organização;
- a comunidade, como beneficiária direta das iniciativas, dando-lhes sentido e perpetuando-as

Este modelo integrador, maximiza os resultados e promove uma transformação social mais efetiva e sustentável.
Na FRICON, os projetos de responsabilidade social são agora resultado de mais que um elemento motivacional individual, nascem da paixão de todos que fazem parte da empresa pela causa que pretendemos abraçar, da humildade de saber o limite das nossas capacidades e recursos, procurando por isso supri-las com parceiros estratégicos que envolvemos, dos sentidos despertos para as necessidades prementes da nossa comunidade e do que nos rodeia.
E por a nossa estratégia de responsabilidade social estar cada vez mais adaptada à realidade no nosso contexto é de uma forma muito natural que a sua implementação decorre, com o envolvimento de todos os stakeholders e com uma partilha clara de missão e propósito.
Com esta transformação intencional na nossa Organização, não é por isso de estranhar que ao analisarmos os nossos números encontramos, nos últimos 5 anos, um aumento significativo dos nossos recursos financeiros na área da inclusão social, tendo-se quadruplicado desde 2021 e, de igual forma, assistimos com orgulho ao triplicar do número de instituições abrangidas pelo nosso plano de responsabilidade social.
São já mais de 50 as organizações sociais com quem trabalhamos e com as quais procuramos juntos fazer a diferença.
Este ano, reforçamos uma vez mais o nosso plano estratégico de responsabilidade social, com inúmeras ações, destacando-se a 2ª edição do Projeto Impacto, que arranca no 2º semestre do ano, e que irá refletir o caminho que acreditamos ser necessário percorrer para uma estratégia de responsabilidade eficaz, e onde o poder das parcerias e da comunidade se destacam.
Porque acreditamos que apenas JUNTOS é possível se construir um futuro mais justo, a FRICON continuará a cultivar parcerias com impacto, reforçando o seu compromisso com a comunidade e com um crescimento verdadeiramente sustentável.
Artigo escrito por Luísa Ferreira, Diretora de Recursos Humanos da FRICON